sábado, 20 de outubro de 2018

A Mulher Rixosa, Iracunda e a Virtuosa


Pv 27.15 – “O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa são semelhantes;”

Uma das coisas capazes de irritar uma pessoa é o barulho de gota pingando continuamente! Parece uma tortura!
A Bíblia compara a mulher rixosa, com esse “pinga-pinga” que irrita. Até diz que é melhor morar no deserto – lugar de necessidade do que morar com uma mulher rixosa e iracunda:

Pv 21.19 – “Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda.”

Mas o que significa ser uma mulher rixosa e iracunda? A palavra rixosa significa briguenta, barulhenta, e a palavra iracunda significa uma pessoa propensa a ira, irada.

Pela comparação bíblica em Pv 27.15, a mulher rixosa é aquela que não para de atormentar o marido; é aquela que a todo instante fica perturbando, reclamando ou dando bronca. É a “esposa pinga-pinga.”

Entendemos o que a Bíblia diz, porque já ouvimos relatos de maridos que preferem trabalhar no turno da noite para não ter que ficar em casa ouvindo a esposa. Alguns deles até foram dispensados mais cedo para irem para casa, mas preferiram ficar na empresa, fazendo nada, só para não ter que aquentar a “esposa pinga-pinga”.
Diante disso, compreendemos que não existe algo pior para uma esposa que ser rixosa e iracunda. Não é esse o plano de Deus para a mulher. Lembre-se que a Bíblia diz que a mulher cristã santifica o lar. Não vemos como ela pode edificar o lar sendo rixosa e iracunda.

Entendemos que diante de tantos erros e descasos do marido, a esposa se irrita e adquire esse comportamento; mas da mesma maneira que sabemos disso, o diabo também sabe e prepara situações para mexer com o humor da esposa e transformá-la em rixosa e iracunda.
É mais fácil a esposa - que acreditamos que deva ser sábia; deixar de ser rixosa e iracunda, do que o marido que não conhece a Deus ou não tem o comportamento cristão esperado.
 
É preciso combater o mal na casa para ter a santificação!

Talvez você esteja pensando que é impossível deixar de se irritar com as atitudes de seu marido e deixar de ser uma “esposa pinga-pinga”.
Nós diríamos que sem Deus é quase impossível sim! É muito difícil conseguir isso sozinha! Você vai precisar da ajuda do Espírito Santo de Deus. 
Quero lhe mostrar um mecanismo descrito na Bíblia que vai lhe ajudar contra essa irritação.

O homem é feito de corpo e alma/espírito. O corpo é o nosso meio de comunicação com o mundo. Através dele enxergamos, cheiramos e sentimos as tentações.  O espírito é a nossa ligação com Deus. A Bíblia diz que nosso espírito está ligado com o Espírito de Deus (I Co 2.11-12),  a nossa alma é quem direciona nosso corpo. A alma  é o centro de nossas emoções e vontades. É ela que nos faz buscar mais a Deus ou as coisas do mundo.
É preciso deixar que a alma, gerencie seu ser.
Estamos sempre numa batalha entre a carne e as coisas do Espírito de Deus.
Se direcionarmos o nosso espírito a buscar Deus, o nosso espírito estará mais forte e influenciará o corpo, que como "gerente", vai controlar a carne; porém se a carne for mais alimentada com as coisas do mundo, estará mais forte  e conduzirá todo o  ser para longe de Deus.

A Bíblia diz que se estivermos cheios do Espírito Santo, mataremos a vontade da carne:

"...Vivei no Espírito, e de forma alguma satisfareis as vontades da carne! Porquanto a carne luta contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne. Eles se opõem um ao outro, de modo que não conseguis fazer o que quereis. - (Gl 5.16-17)

Se for cheia do Espírito Santo, a carne não será alimentada e portanto não terá forças para conduzir o teu ser ao pecado.  Busque a Deus com toda a intensidade. Clame pelo seu Espírito, e será liberto desse desejo da carne!
A irritação é um fruto da carne e não do Espírito, portanto você precisa matá-la!

Como mulher, você  pode transformar sua casa! A mulher santifica o lar!
Busque a Deus, ore, leia a Bíblia, adore ao Senhor com um simples CD, jejue e leia livros que lhe aproximarão de Deus!
Desta forma estará  matando a carne, e a irritação não vai mais se manifestar em você; sendo assim, você deixará de ser uma “esposa pinga-pinga”.
MULHER VIRTUOSA   -  ( Provérbios 31.10-31)
   A mulher virtuosa é uma pessoa dotada de grandes qualidades; disposição habitual para a prática do bem; que possui caráter, ou tem muita virtude; honesta, valorosa, eficaz.
  É a pessoa que domina em alto grau a técnica de uma arte. Esta mulher é chamada de virtuosa. Porque ela domina bem a arte de ter uma família saudável.
Para ser virtuosa, é preciso em primeiro lugar, ordenar as prioridades certas - nutrir um relacionamento pessoal com Deus (Mt 6.33), ministrar ao marido (Pv 18.22;19.14); Cuidar dos filhos (2 Tm1.5) Cuidar da casa (Tt 2.5) e, depois, acrescentar atividades que o tempo e a energia permitirem (Pv 31.10-31). A Bíblia nos afirma que: “Casa e os bens vêm como herança dos pais; mas do Senhor, vem a esposa prudente (Pv 19.14). A esposa prudente é cautelosa, tem discernimento e discrição. É uma administradora do lar. São valores que não podem ser compradas nem aprendidas. Não podem ser forçadas nem formuladas. A boa esposa é um diamante que precisa ser desenterrado. Ser esposa implica mais que simplesmente ser mulher. Nem toda mulher é uma boa esposa. No espaço de um momento ela é um tesouro a ser admirado. No espaço de uma vida é um investimento que rende dividendos para todos com quem entra em contato. A mulher virtuosa é uma dama majestosa e elegante!!!
Muitas Mulheres notáveis aparecem em toda a Bíblia, mas a esposa virtuosa aqui retratada merece elogio especial (Pv. 31:29)
Essa mulher era esposa e mãe. Durante séculos, as mulheres têm se maravilhado e vêm sendo desafiadas pela vida dela (v. 31)
A passagem descreve o tipo de esposa que toda mulher deve ser e que tipo de mulher o homem deve escolher para se casar. Muitos homens insensatos se atiram de cabeça na vala do desespero, tentando criar uma joia com pedra comum. Porém sábio é o homem que, como o minerador, sabe que só pode esperar descobrir o que Deus já criou. Não sabemos quem era aquela mulher, mas como ela era. Essa mulher virtuosa continua mais viva do que nunca. Essa mulher fora do comum era um paradigma de virtudes: digna de confiança, diligente, organizada e amorosa. Mas é surpreendente como consegue organizar as prioridades de sua vida. O marido confiava plenamente nela; os filhos adultos a elogiavam voluntariamente, e seu lar era um modelo de eficiência. Ela ainda encontrava tempo para atuar na comunidade, para ajudar o pobre e até para aumentar a renda da família por meio de investimentos sábios e gerenciamento produtivo de tudo o que era colocado sob seus cuidados. Mais ainda, era tão linda exteriormente como era sábia em seu interior! A descrição da esposa virtuosa termina com o segredo de seu sucesso (v.30). Essa mulher, em primeiro lugar, temia e reverenciava a Deus. Assim, os relacionamentos e responsabilidades eram equilibrados com sabedoria. Ela exemplifica a verdade emitida por Jesus Cristo: "buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu reino e a sua justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas."(Mt. 6:33). Um olhar atento para a descrição dessa mulher pode ser de valor inestimável para ajudar todas as mulheres a estabelecerem suas próprias prioridades ao administrar o tempo, os recursos e os dons que Deus lhe deu.
As qualidades da mulher virtuosa:
• Confiável. (v.11).
• Caprichosa. (v.13).
• Organizada. (v.15).
• Aciada. (v.25).
• Sábia. (v.26).
• Dedicada. (v.27).
• E Temente ao Senhor. (v.30).
Os prestígios e privilégios da mulher virtuosa:
• Valorizada. (v.10).
• Respeitada. (v.21).
• Bem-aventurada. (v.28).
• Honrada. (v.28).
• Superior. (v.29).
• Louvada. (v.30).
• Virtuosa. (v.10).
A mulher virtuosa é aquela que:
Tem a confiança do seu marido. (v.11).
Faz o bem e não mal todos os dias da sua vida
À TODOS QUANTOS LHE RODEIAM. (v.13).
Trabalha de boa vontade. (v.13).
Cumpri a sua tarefa no lar. (v.15).
Não come o pão da preguiça. (v.27).
Conhece o seu marido. (v.23).
Tem compaixão pelos necessitados. (v.19,20).
Abre a boca com sabedoria. (v.26).
É temente ao Senhor. (v.30).

"
Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis."  ;   "Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada."  (Provérbios 31:10,30)