quarta-feira, 26 de março de 2014

IBADEP - TEOLOGIA BÁSICA : PROFETAS MENORES - RESUMO DA LIÇÃO 03 - MIQUÉIAS E NAUM

- RESUMO DA LIÇÃO 03 - MIQUÉIAS E NAUM :

MIQUÉIAS - O seu nome no hebraico significa "Quem é como Jeová". Este profeta profetizou nos reinados de Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, seu ministério profético se estendeu por aproximadamente 50 anos. Podemos ver no cap 1 a partir do versículo 5, bem como no capítulo 6, vers. 2 , que Miquéias fala ao Reino do Norte, por isso Miquéias é o único dos profetas menores que falou aos dois reinos, do norte e do sul, ou Israel e Judá.
Três passagens notáveis temos no Livro de Miquéias : Miquéias 5:2 - anuncia o lugar onde nasceria Jesus ; Em Miquéias 6:8 temos uma definição da verdadeira religião ; e Miquéias 7:18-19 Deus se esquece dos pecados dos crentes.

Divisão do Livro : I - CAPÍTULOS DE 1 A 3 - "UMA DECLARAÇÃO DE JUÍZO" por parte de Deus sobre o seu povo - Judá e Israel.
II - CAPÍTULOS 4 E 5 - Visão de um futuro glorioso. O estabelecimento de um reino justo com a vinda do Messias.
III - CAPÍTULOS 6 E 7 - Juízo, no presente ; bênçãos, no futuro.
Vemos ainda no Livro de Miquéias a ganância dos príncipes, dos profetas e dos sacerdotes (3:1-2) , descreve um estado muito avançado de corrupção, uma situação de calamidade social, moral e espiritual. Não há segurança nas ruas, nem nas casas, os responsáveis pela administração da justiça praticam vergonhosas extorsões, profetas que enganam o povo, uma situação desesperadora ! Um povo mergulhado na idolatria. Porém, apesar de toda esta situação caótica, Miquéias tem uma mensagem de esperança. Nos cap. 4 e 5 vemos que o cativeiro de Samaria e de Jerusalém é inevitável, porém não seria o fim. (4:1-2)
O juízo no entanto, não seria o fim, mas, o meio para levar o povo ao arrependimento. (7:8-9) ; assim, o objetivo de Deus será alcançado quando puder derramar sobre o seu povo as suas bênçãos (7:18-20) .
Em síntese, o povo na verdade, era muito religioso, mas, a sua religião era puro formalismo. Este formalismo não produz a justiça que o Senhor exige. Apesar da religiosidade do povo, Deus se considera esquecido ! "Ó POVO MEU ! QUE TE TENHO FEITO ? E EM QUE TE ENFADEI ? TESTIFICA CONTRA MIM" (6:3) .

"O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, porém , os que a confessa e deixa, alcançará misericórdia." ( Pv 28:13) .


RESUMO DA LIÇÃO 03 PARTE 2 - NAUM

Naum tem como tema : A DESTRUIÇÃO IMINENTE DE NÍNIVE. O nome Naum, no hebraico, significa "compassivo" , Naum foi um profeta do Rino do Sul, ou Judá, contemporâneo dos profetas Jeremias, Habacuque e Sofonias, tendo profetizado no reinado de Josias, Joacaz e Jeoaquim. Neste Livro vemos o "ZELO DE DEUS" , e temos em destaque neste livro três importantes verdades :
I - O SENHOR É UM DEUS ZELOSO QUE REQUER A APLICAÇÃO DA JUSTIÇA ;
II - É TARDIO EM IRAR-SE... MAS, IRA-SE ;
III - AO CULPADO NÃO TEM POR INOCENTE .
Podemos dividir o Livro em três partes :
I - CAPÍTULO PRIMEIRO - DESTACA A JUSTIÇA E A MISERICÓRDIA DE DEUS ;
II - CAPITULO SEGUNDO - DESCREVE O CERCO E TOMADA DE NÍNIVE ;
III - CAPITULO TERCEIRO - OS DELITOS DE NÍNIVE E SUA RUÍNA INEVITÁVEL.
É preciso estar bem situado no tempo. Jonas profetizou, provavelmente no reinado de Jeroboão II , que reinou entre 790 e 750 aC. Acredita-se que o Livro de Jonas pode ter sido escrito por volta do ano 760 aC. Assim, se o Livro de Naum foi escrito em 612 aC. , como afirmam os comentaristas, então temos um espaço de tempo de quase 150 anos entre a pregação de Jonas e a profecia de Naum. Desta forma é justo pensar que todos os que se arrependeram e foram perdoados no tempo de Jonas, não estavam mais vivos, e em Nínive, quando esta foi destruída no ano 612 aC. quando Nabopolassar tomou a cidade. O perdão de Deus, realmente foi real : " E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez."
(Jonas 3:10) . Valeu para aquela geração que havia se arrependido ! o arrependimento valeu para aquela geração, porém, 150 anos depois Nínive estava povoada por uma outra geração com a qual Deus não tinha compromissos.

EM SÍNTESE PODEMOS COMPREENDER QUE : "Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos;..."
(Ezequiel 33:11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário