RESUMO
DA 5ª LIÇÃO DO LIVRO (LIVROS HISTÓRICOS) – 1ª PARTE :
ESDRAS - Ao estudarmos o livro de Esdras
veremos o regresso a Jerusalém dos primeiros repatriados (1:1__6:22) ; Também veremos o regresso a Jerusalém da
segunda leva de repatriados sob o comando
de Esdras (7:1__10:44).
COMO TEMA DESTE LIVRO TEMOS : “RESTAURAÇÃO DE UM REMANESCENTE”.
O livro de Esdras faz parte da
história seqüencial dos judeus, escrita depois de seu exílio. No Antigo
Testamento hebraico, Esdras e Neemias formavam originalmente um só livro e, de
igual modo, 1 e 2 Crônicas. Os eruditos bíblicos entendem que a inspirada
história contida nesses livros provinha de um só autor pós-exílico. Embora não
haja menção do autor em nenhuma parte da Bíblia, quase todos os autores antigos
judeus e cristãos , bem como muitos eruditos contemporâneos concluem que esse
autor foi Esdras, o sacerdote e escriba.
O livro de Esdras relata como Deus
cumpriu sua promessa profética através
de Jeremias (Jr 29:10-14), no sentido de restaurar o povo judeu depois de
setenta anos de exílio, ao trazê-lo de volta à sua própria terra (1.1). O
colapso de Judá como nação e sua deportação para Babilônia ocorrera em três
levas separadas. Na primeira (606 a.C.) , a nobreza jovem de Judá, inclusive
Daniel, foi levada ao exílio ; Na
segunda (597 a.C.) , foram mais 11.000
exilados, inclusive Ezequiel ; E na terceira leva (586 a.C.) , o restante de
Judá, menos Jeremias e os mais pobres da
terra foram levados. Semelhantemente, a restauração do remanescente exílico, em
cumprimento à profecia de Jeremias, ocorreu em três levas. Na primeira (536
a.C.) , 50.000 exilados voltaram, liderados por Zorobabel e Jesua ; Na segunda
(457a.C.) , mais de 17.000 voltaram conduzidos por Esdras ; E na terceira leva
(444 a.C) , Neemias e seus homens levaram de volta o restante do povo.
Cerca de dois a três anos depois da
derrota do império babilônico pelo império persa (539 a.C.) , começou o retorno dos judeus à sua pátria. O
livro de Esdras registra a primeira e a segunda levas de repatriados abrangendo
três reis persas (Ciro, Dario e Artaxerxes) e cinco líderes espirituais de
destaque : (1) Zorobabel, que conduziu os primeiros exilados ; (2) Jesua, um
sumo sacerdote piedoso que auxiliou a Zorobabel ; (3) Ageu e (4) Zacarias, dois
profetas de Deus que encorajavam o povo a concluir a reconstrução do templo ; e
(5) Esdras, que conduziu o segundo grupo de exilados de volta a Jerusalém, e a
quem Deus usou para restaurar o povo, espiritual e moralmente.
Este livro foi escrito para demonstrar
a providência e fidelidade de Deus na restauração do remanescente judaico que
voltou do exílio em Babilônia. (1) Deus moveu os corações de três diferentes
reis persas, para ajudarem o povo de Deus a regressar à pátria, a repovoar
Jerusalém e reedificar o templo ; e (2)
proveu líderes espirituais capazes para conduzir o remanescente que retornava,
a um avivamento espiritual no culto a Deus, na dedicação à palavra divina e no
arrependimento por causa da infidelidade do povo a Deus.
RESUMO DA 5ª LIÇÃO DO LIVRO (LIVROS HISTÓRICOS) – 2ª PARTE :
NEEMIAS - No livro de Neemias vemos a reconstrução dos
muros de Jerusalém, dirigida por Neemias (1:1__7:73) ; Também vemos um avivamento em Jerusalém
liderado por Esdras (8:1__10:39) ; E vemos que Neemias promove a reforma da
nação (11:1__13:31).
O livro de Neemias encerra a história
de Israel do Antigo Testamento, ocasião em que os expatriados judeus foram
autorizados a retornarem a seu país, estando cativos em Babilônia. Juntamente
com o livro de Esdras, (com o qual forma um só livro no AT hebraico), Neemias
relata os três retornos dos exilados a Jerusalém. Esdras trata de fatos dos
dois primeiros retornos (536 a.C. ; 457a.C.) ,
e Neemias, de fatos ligados ao terceiro (444 a.C.) . Enquanto o enfoque de Esdras recai na construção do
templo, o de Neemias recai na reconstrução dos muros de Jerusalém. Os dois
livros frisam a importância da renovação espiritual e da consagração a Deus e à
Sua Palavra.
Neemias, um contemporâneo de Esdras,
servia na corte de Artaxerxes I (rei da Pérsia) , com copeiro, quando soube que
os exilados que já se encontravam em Judá, estavam sob opróbrio (desonra,
desprezo) e os muros de Jerusalém continuavam em ruínas. Depois de orar em
favor da triste condição de Jerusalém, Neemias recebeu uma autorização do rei
Artaxerxes para viajar a Jerusalém como governador, e reedificar os muros da
cidade. Como líder dinâmico ele motivou seus compatriotas a reedificar todo o
muro em apenas 52 dias, apesar da ferrenha oposição. Serviu como governador por
doze anos. Depois de um breve retorno à Pérsia, exerceu um segundo mandato de
governador de Judá (2:1 ; 13:6-7a).
Esdras, o sacerdote, auxiliou Neemias
na promoção do avivamento e renovação espiritual do remanescente que voltara. É
possível que Neemias tenha ajudado Esdras a escrever esse livro. A
historicidade do livro de Neemias é confirmada por documentos antigos
descobertos em 1903, chamados Papiros de Elefantina, que mencionavam Sambalate
(2:19), Joanã (12:23) , e a substituição
de Neemias como governador em cerca de 410 a.C. .
Este livro foi escrito (1) como o
epílogo (conclusão) da história pós-exílica de Judá, iniciada no livro de
Esdras, e (2) para demonstrar o que Deus
fez em favor do remanescente judeu através da liderança piedosa de Neemias e
Esdras durante a terceira etapa da restauração pós exílica.
Os capítulos 1__7 narram o desempenho
de Neemias como governador e como
responsável pela reedificação dos muros de Jerusalém. O capítulo 1 revela a
profunda espiritualidade de Neemias como homem de oração. Estando a serviço do
rei da Pérsia, foi informado da triste situação de Jerusalém e começou
zelosamente a interceder em oração, pedindo que Deus interviesse em favor da
cidade e dos seus habitantes. O capítulo 2 descreve como Deus usou Artaxerxes
para nomear Neemias como governador de Jerusalém, e como este chegou ali. Os capítulos 3:1__7:1 revelam a
liderança corajosa, sábia e decisiva de Neemias ao mobilizar Jerusalém para
reconstruir seus muros, e isto em apenas cinqüenta e dois dias, a despeito de
forte oposição dentro e fora da cidade.
A segunda metade do livro descreve (1)
a restauração espiritual que teve lugar entre os habitantes de Jerusalém,
liderada por Esdras, o sacerdote (8__10) , e (2) certos problemas nacionais
abordados por Neemias (11__13) . De
muita importância para a renovação espiritual do povo, foram a leitura pública
da Lei de Deus, o arrependimento do pecado
e uma nova resolução do remanescente no sentido de ter em memória o seu
concerto com Deus e de cumpri-lo. O último capítulo trata de reformas que
Neemias iniciou durante seu segundo período de governo (cap 13) .
RESUMO DA 5ª LIÇÃO DO LIVRO (LIVROS HISTÓRICOS) – 3ª PARTE :
ESTER - Este livro temos com tema : “O
CUIDADO PROVIDENCIAL DE DEUS”.
Depois da derrota do império
babilônico e sua conquista pelos persas
em 539 a.C. , a sede do governo dos exilados judeus passou à Pérsia. A
capital, Susã, é o palco da história de Ester, durante o reinado do rei Assuero
(seu nome hebraico) – também chamado Xerxes I (seu nome grego) ou Khshayarshan
(seu nome persa) – que reinou em 486 – 465 a.C. . O livro de Ester abarca os
anos 483- 473 a.C. do reinado de Assuero (1:3 ;
3:7) , sabendo-se que a maioria dos eventos ocorreu em 473 a.C. Ester tornou-se
rainha da Pérsia em 478 .C. (2:16). Cronologicamente, o episódio de Ester na
Pérsia ocorre entre os capítulos 6 e 7 do livro de Esdras, isto é, entre o
primeiro retorno dos exilados judeus de Babilônia e da Pérsia, para Jerusalém
em 536 a.C. , chefiados por Zorobabel (Esdras 1__6) , e o segundo retorno
chefiado por Esdras em 457 a.C. (Ed 7__10). Embora o livro de Ester venha
depois de Neemias em nosso AT , seus eventos realmente ocorreram trinta anos
antes da volta de Neemias a Jerusalém (444 a.C.) para reconstruir seus muros .
Enquanto os livros pós-exílicos de Esdras e Neemias tratam de fatos do
remanescente judaico que retornara a Jerusalém, Ester registra um acontecimento
de vital importância ocorrido entre os
judeus que se encontravam na Pérsia. A importância da rainha Ester vê-se,
não somente no fato de ela salvar o seu
povo da destruição, mas também por conseguir para esse povo, segurança e
respeito num país estrangeiro. Esse ato providencial tornou possível o cargo de
Neemias na corte do rei, por décadas seguidas, e sua escolha para reconstruir
os muros de Jerusalém. Se Ester e os judeus (inclusive Neemias) tivessem perecido
na Pérsia, o remanescente em crise em Jerusalém talvez nunca tivesse
reconstruído a sua cidade. O resultado da história judaica pós-exílica
certamente teria sido outro muito
diferente.
Embora não se conheça o autor do livro
de Ester, as evidências internas do livro revelam que ele conhecia pessoalmente
os costumes persas, o palácio de Susã e
pormenores da pessoa do rei Assuero. Isso indica que o autor provavelmente
morava na Pérsia durante o período descrito no livro. Além disso, o apreço do
autor pelos judeus, bem como seu conhecimento dos costumes judaicos sugerem que
ele era judeu.
O livro tem um propósito duplo : (1)
Foi escrito para demonstrar a proteção e livramento de extermínio iminente do
povo judeu, mediante a intervenção de Deus através da rainha Ester. Embora o
nome de Deus não seja mencionado especificamente, a evidência é patente da sua
providência no decurso de todo o livro. (2) Foi escrito, também, para prover um
registro e contexto histórico da festa
de Purim (3:6-7 ; 9:26-28) e, assim,
manter viva para gerações futuras, a lembrança desse grande livramento do povo
judeu na Pérsia .
O livro de Ester enseja um estudo do caráter
de cinco personagens principais do referido livro. (1) o rei persa, Assuero ;
(2) seu primeiro ministro Hamã ; (3) Vasti, a rainha que antecedeu Ester ; (4)
Ester, a formosa moça judia que tornou-se rainha ; e (5) Mardoqueu, o íntegro
primo de Ester que a adotou como filha e cuidou dela na mocidade. Ester,
naturalmente, é a heroína da história ; Hamã é o vilão ; e Mardoqueu é o herói
que, como alvo principal do desprezo de Hamã, é vindicado e exaltado no fim. A
figura principal nos eventos do livro é Mardoqueu, pois ele influenciou a
rainha Ester e lhe deu conselhos retos.
A providência de Deus está
presente em todas as partes do livro. É
vista, primeiramente, na escolha de uma virgem judia chamada Hadassa (hebraico)
ou Ester (persa e grego), para ser rainha da Pérsia, numa hora crítica da
história dos judeus (1__2 ; 4:4). A providência de Deus é novamente
evidente quando Mardoqueu, primo de Ester, que a criara como filha (2:7) , foi
informado de uma trama para assassinar o rei, denunciou-a , salvou a vida do
rei, e seu ato foi registrado nas crônicas do rei (2:19-34). Isso, o rei
descobriu providencialmente no momento certo, durante uma noite de insônia
(6:1-14).
O ódio que Hamã alimentava por
Mardoqueu estendeu-se a todos os judeus. Urdiu um horrendo complô e, usando de
fraudulência, persuadiu Assuero a promulgar um decreto para exterminar todos os
judeus no dia 13 do mês de Adar (fev-mar) (3:13). Mardoqueu persuadiu Ester a
interceder junto ao rei a favor dos judeus. Depois de um jejum levado a efeito
por todos os judeus de Susã, de três dias de duração, Ester arriscou a sua vida
ao aproximar-se do trono real sem ter sido convocada (cap 4) ; obteve o favor
do rei (5:1-4) e denunciou o complô de Hamã. A seguir, o rei mandou enforcar
Hamã na forca que este preparara para
Mardoqueu (7:1-10). Um segundo decreto do rei possibilitou aos judeus
triunfarem sobre os seus inimigos (8:1__9:16). Essa ocasião motivou uma grande
celebraçã e deu origem à festa anual de Purim (9:17-32). O livro termina com um
relato da fama de Mardoqueu (10:1-3).
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