terça-feira, 7 de outubro de 2014

RESUMO DA 5ª LIÇÃO DO LIVRO (LIVROS HISTÓRICOS) – ESDRAS, NEEMIAS E ESTER

RESUMO DA 5ª LIÇÃO DO LIVRO (LIVROS HISTÓRICOS) – 1ª PARTE :

ESDRAS -  Ao estudarmos o livro de Esdras veremos o regresso a Jerusalém dos primeiros repatriados (1:1__6:22) ;  Também veremos o regresso a Jerusalém da segunda leva de repatriados  sob o comando de Esdras (7:1__10:44).
  COMO TEMA DESTE LIVRO TEMOS :  “RESTAURAÇÃO DE UM REMANESCENTE”.
   O livro de Esdras faz parte da história seqüencial dos judeus, escrita depois de seu exílio. No Antigo Testamento hebraico, Esdras e Neemias formavam originalmente um só livro e, de igual modo, 1 e 2 Crônicas. Os eruditos bíblicos entendem que a inspirada história contida nesses livros provinha de um só autor pós-exílico. Embora não haja menção do autor em nenhuma parte da Bíblia, quase todos os autores antigos judeus e cristãos , bem como muitos eruditos contemporâneos concluem que esse autor foi Esdras, o sacerdote e escriba.
  O livro de Esdras relata como Deus cumpriu sua promessa  profética através de Jeremias (Jr 29:10-14), no sentido de restaurar o povo judeu depois de setenta anos de exílio, ao trazê-lo de volta à sua própria terra (1.1). O colapso de Judá como nação e sua deportação para Babilônia ocorrera em três levas separadas. Na primeira (606 a.C.) , a nobreza jovem de Judá, inclusive Daniel, foi levada ao exílio ;  Na segunda (597 a.C.) ,  foram mais 11.000 exilados, inclusive Ezequiel ; E na terceira leva (586 a.C.) , o restante de Judá, menos Jeremias  e os mais pobres da terra foram levados. Semelhantemente, a restauração do remanescente exílico, em cumprimento à profecia de Jeremias, ocorreu em três levas. Na primeira (536 a.C.) , 50.000 exilados voltaram, liderados por Zorobabel e Jesua ; Na segunda (457a.C.) , mais de 17.000 voltaram conduzidos por Esdras ; E na terceira leva (444 a.C) , Neemias e seus homens levaram de volta o restante do povo.
  Cerca de dois a três anos depois da derrota do império babilônico pelo império persa (539 a.C.) ,  começou o retorno dos judeus à sua pátria. O livro de Esdras registra a primeira e a segunda levas de repatriados abrangendo três reis persas (Ciro, Dario e Artaxerxes) e cinco líderes espirituais de destaque : (1) Zorobabel, que conduziu os primeiros exilados ; (2) Jesua, um sumo sacerdote piedoso que auxiliou a Zorobabel ; (3) Ageu e (4) Zacarias, dois profetas de Deus que encorajavam o povo a concluir a reconstrução do templo ; e (5) Esdras, que conduziu o segundo grupo de exilados de volta a Jerusalém, e a quem Deus usou para restaurar o povo, espiritual e moralmente.
  Este livro foi escrito para demonstrar a providência e fidelidade de Deus na restauração do remanescente judaico que voltou do exílio em Babilônia. (1) Deus moveu os corações de três diferentes reis persas, para ajudarem o povo de Deus a regressar à pátria, a repovoar Jerusalém e reedificar o templo ;  e (2) proveu líderes espirituais capazes para conduzir o remanescente que retornava, a um avivamento espiritual no culto a Deus, na dedicação à palavra divina e no arrependimento por causa da infidelidade do povo a Deus.

RESUMO DA 5ª LIÇÃO DO LIVRO (LIVROS HISTÓRICOS) – 2ª PARTE :

NEEMIAS  -   No livro de Neemias vemos a reconstrução dos muros de Jerusalém, dirigida por Neemias (1:1__7:73) ;  Também vemos um avivamento em Jerusalém liderado por Esdras (8:1__10:39) ; E vemos que Neemias promove a reforma da nação (11:1__13:31).
   O livro de Neemias encerra a história de Israel do Antigo Testamento, ocasião em que os expatriados judeus foram autorizados a retornarem a seu país, estando cativos em Babilônia. Juntamente com o livro de Esdras, (com o qual forma um só livro no AT hebraico), Neemias relata os três retornos dos exilados a Jerusalém. Esdras trata de fatos dos dois primeiros retornos  (536 a.C. ;  457a.C.) ,  e Neemias, de fatos ligados ao terceiro (444 a.C.) . Enquanto  o enfoque de Esdras recai na construção do templo, o de Neemias recai na reconstrução dos muros de Jerusalém. Os dois livros frisam a importância da renovação espiritual e da consagração a Deus e à Sua Palavra.
  Neemias, um contemporâneo de Esdras, servia na corte de Artaxerxes I (rei da Pérsia) , com copeiro, quando soube que os exilados que já se encontravam em Judá, estavam sob opróbrio (desonra, desprezo) e os muros de Jerusalém continuavam em ruínas. Depois de orar em favor da triste condição de Jerusalém, Neemias recebeu uma autorização do rei Artaxerxes para viajar a Jerusalém como governador, e reedificar os muros da cidade. Como líder dinâmico ele motivou seus compatriotas a reedificar todo o muro em apenas 52 dias, apesar da ferrenha oposição. Serviu como governador por doze anos. Depois de um breve retorno à Pérsia, exerceu um segundo mandato de governador de Judá (2:1 ;  13:6-7a).
  Esdras, o sacerdote, auxiliou Neemias na promoção do avivamento e renovação espiritual do remanescente que voltara. É possível que Neemias tenha ajudado Esdras a escrever esse livro. A historicidade do livro de Neemias é confirmada por documentos antigos descobertos em 1903, chamados Papiros de Elefantina, que mencionavam Sambalate (2:19), Joanã (12:23) ,  e a substituição de Neemias como governador em cerca de 410 a.C. .
  Este livro foi escrito (1) como o epílogo (conclusão) da história pós-exílica de Judá, iniciada no livro de Esdras,  e (2) para demonstrar o que Deus fez em favor do remanescente judeu através da liderança piedosa de Neemias e Esdras durante a terceira etapa da restauração pós exílica.
  Os capítulos 1__7 narram o desempenho de Neemias  como governador e como responsável pela reedificação dos muros de Jerusalém. O capítulo 1 revela a profunda espiritualidade de Neemias como homem de oração. Estando a serviço do rei da Pérsia, foi informado da triste situação de Jerusalém e começou zelosamente a interceder em oração, pedindo que Deus interviesse em favor da cidade e dos seus habitantes. O capítulo 2 descreve como Deus usou Artaxerxes para nomear Neemias como governador de Jerusalém, e como este chegou  ali. Os capítulos 3:1__7:1 revelam a liderança corajosa, sábia e decisiva de Neemias ao mobilizar Jerusalém para reconstruir seus muros, e isto em apenas cinqüenta e dois dias, a despeito de forte oposição dentro e fora da cidade.
  A segunda metade do livro descreve (1) a restauração espiritual que teve lugar entre os habitantes de Jerusalém, liderada por Esdras, o sacerdote (8__10) , e (2) certos problemas nacionais abordados por Neemias (11__13) .  De muita importância para a renovação espiritual do povo, foram a leitura pública da Lei de Deus, o arrependimento do pecado  e uma nova resolução do remanescente no sentido de ter em memória o seu concerto com Deus e de cumpri-lo. O último capítulo trata de reformas que Neemias iniciou durante seu segundo período de governo (cap 13) .  

RESUMO DA 5ª LIÇÃO DO LIVRO (LIVROS HISTÓRICOS) – 3ª PARTE :

ESTER -  Este livro temos com tema : “O CUIDADO PROVIDENCIAL DE DEUS”.
  Depois da derrota do império babilônico  e sua conquista  pelos persas  em 539 a.C. , a sede do governo dos exilados judeus passou à Pérsia. A capital, Susã, é o palco da história de Ester, durante o reinado do rei Assuero (seu nome hebraico) – também chamado Xerxes I (seu nome grego) ou Khshayarshan (seu nome persa) – que reinou em 486 – 465 a.C. . O livro de Ester abarca os anos 483- 473 a.C. do reinado de Assuero (1:3 ;  3:7) , sabendo-se que a maioria dos eventos ocorreu em 473 a.C. Ester tornou-se rainha da Pérsia em 478 .C. (2:16). Cronologicamente, o episódio de Ester na Pérsia ocorre entre os capítulos 6 e 7 do livro de Esdras, isto é, entre o primeiro retorno dos exilados judeus de Babilônia e da Pérsia, para Jerusalém em 536 a.C. , chefiados por Zorobabel (Esdras 1__6) , e o segundo retorno chefiado por Esdras em 457 a.C. (Ed 7__10). Embora o livro de Ester venha depois de Neemias em nosso AT , seus eventos realmente ocorreram trinta anos antes da volta de Neemias a Jerusalém (444 a.C.) para reconstruir seus muros . Enquanto os livros pós-exílicos de Esdras e Neemias tratam de fatos do remanescente judaico que retornara a Jerusalém, Ester registra um acontecimento de  vital importância ocorrido entre os judeus que se encontravam na Pérsia. A importância da rainha Ester vê-se, não  somente no fato de ela salvar o seu povo da destruição, mas também por conseguir para esse povo, segurança e respeito num país estrangeiro. Esse ato providencial tornou possível o cargo de Neemias na corte do rei, por décadas seguidas, e sua escolha para reconstruir os muros de Jerusalém. Se Ester e os judeus (inclusive Neemias) tivessem perecido na Pérsia, o remanescente em crise em Jerusalém talvez nunca tivesse reconstruído a sua cidade. O resultado da história judaica pós-exílica certamente teria sido  outro muito diferente.
  Embora não se conheça o autor do livro de Ester, as evidências internas do livro revelam que ele conhecia pessoalmente  os costumes persas, o palácio de Susã e pormenores da pessoa do rei Assuero. Isso indica que o autor provavelmente morava na Pérsia durante o período descrito no livro. Além disso, o apreço do autor pelos judeus, bem como seu conhecimento dos costumes judaicos sugerem que ele era judeu.
  O livro tem um propósito duplo : (1) Foi escrito para demonstrar a proteção e livramento de extermínio iminente do povo judeu, mediante a intervenção de Deus através da rainha Ester. Embora o nome de Deus não seja mencionado especificamente, a evidência é patente da sua providência no decurso de todo o livro. (2) Foi escrito, também, para prover um registro e contexto  histórico da festa de Purim (3:6-7 ;  9:26-28) e, assim, manter viva para gerações futuras, a lembrança desse grande livramento do povo judeu na Pérsia .
  O livro de Ester enseja um estudo do caráter de cinco personagens principais do referido livro. (1) o rei persa, Assuero ; (2) seu primeiro ministro Hamã ; (3) Vasti, a rainha que antecedeu Ester ; (4) Ester, a formosa moça judia que tornou-se rainha ; e (5) Mardoqueu, o íntegro primo de Ester que a adotou como filha e cuidou dela na mocidade. Ester, naturalmente, é a heroína da história ; Hamã é o vilão ; e Mardoqueu é o herói que, como alvo principal do desprezo de Hamã, é vindicado e exaltado no fim. A figura principal nos eventos do livro é Mardoqueu, pois ele influenciou a rainha Ester e lhe deu conselhos retos.
  A providência de Deus está presente  em todas as partes do livro. É vista, primeiramente, na escolha de uma virgem judia chamada Hadassa (hebraico) ou Ester (persa e grego), para ser rainha da Pérsia, numa hora crítica da história dos judeus (1__2  ;  4:4). A providência de Deus é novamente evidente quando Mardoqueu, primo de Ester, que a criara como filha (2:7) , foi informado de uma trama para assassinar o rei, denunciou-a , salvou a vida do rei, e seu ato foi registrado nas crônicas do rei (2:19-34). Isso, o rei descobriu providencialmente no momento certo, durante uma noite de insônia (6:1-14).
  O ódio que Hamã alimentava por Mardoqueu estendeu-se a todos os judeus. Urdiu um horrendo complô e, usando de fraudulência, persuadiu Assuero a promulgar um decreto para exterminar todos os judeus no dia 13 do mês de Adar (fev-mar) (3:13). Mardoqueu persuadiu Ester a interceder junto ao rei a favor dos judeus. Depois de um jejum levado a efeito por todos os judeus de Susã, de três dias de duração, Ester arriscou a sua vida ao aproximar-se do trono real sem ter sido convocada (cap 4) ; obteve o favor do rei (5:1-4) e denunciou o complô de Hamã. A seguir, o rei mandou enforcar Hamã  na forca que este preparara para Mardoqueu (7:1-10). Um segundo decreto do rei possibilitou aos judeus triunfarem sobre os seus inimigos (8:1__9:16). Essa ocasião motivou uma grande celebraçã e deu origem à festa anual de Purim (9:17-32). O livro termina com um relato da fama de Mardoqueu (10:1-3).

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