sábado, 28 de novembro de 2015

VENCENDO O PECADO

- DISCIPULADO -
"Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus." (Mateus 22:29)
sumário :
01- VENCENDO O PECADO ;
02- O ARREPENDIMENTO ;
03- O NOVO NASCIMENTO ;
04- CONHECENDO MELHOR A JESUS ;
05- A BÍBLIA - O LIVRO DE DEUS ;
06- CONHECENDO A BÍBLIA ;
07- NOVA CRIATURA EM CRISTO ;
08- APRENDENDO A PERDOAR ;
09- MANTENDO UM BOM RELACIONAMENTO ;
10- A FÉ E AS OBRAS ;
11- O QUE FAZER DIANTE DAS TENTAÇÕES ;
12- APRENDENDO A ORAR COM JESUS ;
13- OBEDECER PARA SER FELIZ.
LIÇÃO 01 - VENCENDO O PECADO
(Romanos 5:12,19) - "Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram." ; "Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos."
(I João 1:6-9) - "Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos em trevas, mentimos, e não praticamos a verdade. Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça."
TEXTO ÁUREO : (Romanos 3:23) - "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus."
OBJETIVOS : APÓS O ENSINO DA PORÇÃO BÍBLICA, O ALUNO DEVERÁ SER CAPAZ DE :
- CONHECER a origem e a natureza do pecado ;
- ENTENDER que a graça de Deus concede vitória sobre o pecado ;
- ACEITAR por fé, o sacrifício de Jesus para ser liberto do pecado.
MEDITAÇÃO DIÁRIA :
- Segunda - Gênesis 3:11-19
- Terça - Efésios 2:4-10
- Quarta - Romanos 6:15-23
- Quinta - Romanos 5:6-10
- Sexta - Efésios 2:11-16
- Sábado - Filipenses 4:4-9
PALAVRA INICIAL :
Esta primeira lição trará como assunto, o pecado : sua origem e suas consequências.
1. ENTENDENDO ALGO SOBRE O PECADO
É necessário que, primeiro, conceitue-se o que é pecado para, então, entender suas consequências.
Pecado é trangressão da lei (1 Jo 3:4). É rebelião ; é errar o alvo ; é andar em desacordo com os princípios divinos.
1.1 - ORIGEM DO PECADO
O pecado originou-se no coração de Lúcifer, quando ele intentou, orgulhosamente, ser igual a Deus (Ez 28:15).
Não estava satisfeito em ser o querubim ungido para proteger, formoso e sábio, que habitava entre pedras preciosas no Éden, Jardim de Deus (Ez 28:13-14).
Por sua rebelião e egoísmo, foi destituído e expulso dos céus, dando origem ao pecado e levando consigo um grande número de anjos (Ap 12:9).
1.2 - A QUEDA DO HOMEM
Destituído de todos os privilégios celestiais, Satanás achou no homem, a obra-prima de Deus, a maneira de "vingar-se" do Criador.
Dessa forma arquitetou um plano para levar Adão e Eva a desobedecerem à ordem divina e dar ouvidos às suas palavras enganosas (Gn 3 ; Rm 5:12,19).
Eles cederam ao engano do inimigo.
O princípio fundamental do pecado é o egoísmo e a rebelião. Na queda, o Diabo apelou para tudo que podia despertar o egoísmo e rebeldia de Adão e Eva. Eles acreditaram na mentira de que seriam iguais a Deus, possuindo todo o conhecimento. Dessa forma, entrou o pecado no mundo.
Deus dotou o homem de capacidade de escolha.
Plantando aquela árvore no Éden e proibindo o casal de saborear o seu fruto, Deus estava dando ao homem a possibilidade de servi-LO espontaneamente, escolhendo obedecer às ordens dadas por Ele.
A vontade de Deus era que Adão escolhesse o melhor. Deus sempre deixa a escolha de obedecê-LO ou não, a critério do homem (Dt 11:26-29).
Portanto, a razão da queda de Adão foi, tão-somente, em consequência da sua escolha errada, preferindo desobedecer a Deus para acreditar nas mentiras de Satanás (Gn 3:1-6).
1.3- A UNIVERSALIDADE DO PECADO
A Bíblia diz que, pelo primeiro homem, Adão, entrou o pecado no mundo (Rm 5:12). Por ser a humanidade descendente dele, todo ser humano já nasce em pecado (Sl 51:5). O homem já nasce com a "natureza pecaminosa" , e esta vai se desenvolvendo e leva o ser humano a cometer os atos pecaminosos cada vez mais claros contra Deus e o próximo.
As consequências dos atos pecaminosos de Adão e sua família até hoje nos atingem. O pecado é responsável por toda miséria e condenação humana.
A Bíblia afirma : "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Rm 3:23) ; "Porque o salário do pecado é a morte" (rM 6:23) ; "Na verdade que não há homem justo sobre a terra" (Ec 7:20a) ; "Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos" (1 Jo 1:8).
1.4 - CONSEQUÊNCIAS DO PECADO
A natureza pecaminosa traz várias consequências na vida do homem. Leva o ser humano, inclusive, a ser escravo dos vícios, ódio, mentira, orgulho, etc, além de trazer ainda :
- JULGAMENTO - O julgamento que veio sobre Adão, quando este pecou, é imputado a toda raça humana (Gn 3:16-19) ; (Rm 5:12).
(Daniel 7:9-10) "Eu continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou; a sua veste era branca como a neve, e o cabelo da sua cabeça como a pura lã; e seu trono era de chamas de fogo, e as suas rodas de fogo ardente. Um rio de fogo manava e saía de diante dele; milhares de milhares o serviam, e milhões de milhões assistiam diante dele; assentou-se o juízo, e abriram-se os livros." ; (Ap 20:12)"Vi também os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono, e livros foram abertos. Outro livro foi aberto, o livro da vida. Os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros."
- CONDENAÇÃO - O pecado traz para o homem condenação (João 12:48)"Quem me rejeitar a mim, e não receber as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia". Quem desobedece a Palavra é julgado pela Palavra.
- CULPA - O pecado traz culpa. O indivíduo fica culpado diante de Deus. Daí a razão do seu julgamento e condenação (Sl 32:5) "Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas. Eu disse: Confessarei as minhas transgressões ao Senhor, e tu perdoaste a culpa do meu pecado."
- MORTE - O pecado traz morte física e espiritual. Morte é separação e quem vive em pecado está separado de Deus. O pecado é morte. (Rm 6:23) ; (Ap 20:14) "E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte."
1.4.1 - A NATUREZA DA PENALIDADE
A palavra que corresponde à penalidade em consequência do pecado é "morte".
Existem três tipos de morte :
- MORTE FÍSICA - O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus como um ser imortal. Ele não morreria se não desobedecesse ao Senhor. Porém, a sentença depois da desobediência fo cumprida (Gn 2:17). Adão não morreu imediatamente ; mas, a partir daquele momento, ele ficou sujeito à morte física.
- MORTE ESPIRITUAL - Esta é entendida como a separação entre Deus e o homem. No momento em que Adão desobedeceu a Deus, ele morreu espiritualmente, pois perdeu a comunhão com o Criador (Ef 2:1).
- MORTE ETERNA - Esta é a consequência da morte espiritual, também chamada a "segunda morte " (Ap 20:6) . Para fugir desta morte é necessário que o homem reate sua comunhão com Deus através de Jesus Cristo (Jo 11:26).
2- O REMÉDIO PARA O PECADO
É possível alcançar vitória sobre o pecado?
Após ver todas as questões sobre o pecado, talvez alguém esteja pensando : "Estou perdido para sempre". Mas a Palavra de Deus afirma que : "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo, para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça" (1 Jo 1:9). A Bíblia diz que : "O sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado" (1 Jo 1:7).
Deus já providenciou o sacrifício ; Jesus morreu em lugar do pecador para perdoar os seus pecados (Mt 1:21 ; 1 Jo 3:5).
Deus fez a Sua parte, oferecendo a salvação. Resta a cada pessoa o interesse de recebê-la, tomando as seguintes decisões :
- ARREPENDER-SE - Este é o primeiro passo para a salvação. Arrependimento é tristeza pelo pecado cometido ; é mudança de mente e coração (At 2:38).
- CONFESSAR - Além de arrepender-se, é preciso confessar os pecados. Admitir o erro e confessá-lo com a própria boca . Contar para Deus as suas falhas e pedir perdão (Rm 10:9-10) ; (1 Jo 1:9).
- DEIXAR O PECADO - É preciso abandonar o pecado. Não continuar na prática do erro.
Jesus disse à mulher adúltera : "Vai-te e não peques mais" (Jo 8:11 ; 5:14). Em Provérbios 28:13, diz "O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia".
3- VENCENDO O PECADO
Após vencer o pecado, inicia-se uma luta contra Satanás. Ele torna-se um forte inimigo que precisa ser vencido. Pois, tentará, de todas as maneiras, enfraquecer a fé do novo cristão e fazê-lo voltar ao pecado.
3.1 - OS PECADOS JÁ FORAM PERDOADOS
A primeira coisa que o novo crente precisa se lembrar é que os seus pecados já foram perdoados. "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiele justo, para nos perdoar" (1 Jo 1:9a). Deus prometeu perdoar os pecados daquele que se arrepende e nunca mais se lembrar deles (Is 43:25).
A morte de Jesus, na cruz, é a segurança que o cristão possui para sentir-se perdoado. Jesus assumiu, no Calvário, o pecado de toda a humanidade (2 Co 5:21) e quem NEle crê torna-se liberto, por conseguinte, um vencedor.
O sacrifício de Jesus foi o suficiente para aniquilar o pecado e libertar o homem de tal escravidão (Hb 9:26). Todo o passado é esquecido por Deus quando se aceita Jesus como Senhor e Salvador. Agora é hora de olhar somente para Jesus (Hb 12:1-2) e olhar para frente, para o alvo que é o céu (Fp 3:14).
Não se deve olhar para trás, nem para aqueles que dão mal testemunho e promovem escândalos ; é preciso firmar-se na Palavra e na oração, e olhar somente para Jesus.
3.1- ACERTANDO O PASSADO
É importante, também, que se faça um exame introspectivo (1 Co 11:28a) , a fim de que se desfaça algo que porventura ainda esteja comprometendo o nosso viver. Por exemplo :
Se há alguma inimizade com alguém, ou alguma ofensa que precisa ser perdoada, ou alguma dívida que está pendente e precisa ser acertada. É bom que haja um concerto a fim de que nada atrapalhe a comunhão com Deus.
Manter a consciência limpa. Procurar ser uma pessoa honesta e sincera para com Deus, com o próximo e consigo mesmo. Não permitir que ressentimentos, desobediência, erro e conduta imoral permaneçam. Jesus advertiu ao homem que fora curado : "Não peques mais" (Jo 5:14). Isto é, não continue pecando, ou praticando as coisas do passado. O mesmo Ele recomenda hoje.
3.2 - O PECADO NO PRESENTE
Depois que se aceita Jesus não se está imune ao pecado, pois o pecado continua existindo. No entanto, o hábito de pecar já foi extinto da vida do novo cristão.
O apóstolo João aconselha : "Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis, e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o Justo" (1 Jo 2;1).
Isto quer dizer que mesmo após a conversão, é preciso continuar lutando contra o pecado ; porém, se acontecer de pecar, deve arrepender-se e confessar ao Senhor e Ele perdoará.
3.2.1 - CONFESSAR E DEIXAR O PECADO
Não basta apenas confessar. É preciso, também, deixar o pecado (2 Cr 15:2).
Deixar é abandonar e esquecer-se. Procurar ocupar a mente com as promessas da Palavra de Deus para não dar lugar a pensamentos que insinuem a vontade de praticar as más ações.
"Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado (1 Jo 3:9a). Quando nasce uma nova criatura, Deus não vê mais essa pessoa como um pecador e sim como um de seus filhos (Jo 1:12) ; Ef 1:4-5). Porque está liberto do pecado (Rm 6:18,22).
Como disse o apóstolo Paulo : "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é ; as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo" (2 Co 5:17).
CONCLUSÃO :
Mesmo como cristãos, continuamos sendo pecadores, porém, libertos e livres do poder do pecado. No entanto, é preciso estar sempre vigilante porque vivemos em um mundo onde o poder do mal impera, e a presença do pecado é real. A Bíblia adverte : "Aquele pois que cuida estar em pé, olhe não caia" (1 Co 10:12).
É preciso, pois, ter cuidado, evitar as más companhias e procurar sempre estar em contato com outros crentes e, principalmente, ser assíduo à igreja a fim de aprender acerca da Palavra de Deus.
Buscar a Deus em oração constantemente e testificar da transformação alcançada através da salvação em Jesus.
ATIVIDADES :
1- Responda de acordo com a lição :
a- O que é pecado ?
_______________________________________________________________________________________________________________________________
b- É possível vencer o pecado ? Como ?
_______________________________________________________________________________________________________________________________
c- O que significa : confessar e deixar o pecado ?
_______________________________________________________________________________________________________________________________
2- Coloque (C) para certo e (E) para errado, conforme o que foi estudado.
( ) Pecado é trangressão da lei.
( ) O pecado originou-se no coração do homem.
( ) Adão e Eva usaram erradamente o livre-arbítrio.
( ) Através de Adão entrou o pecado no mundo.
( ) A Bíblia diz que "todos pecaram".
( ) Morte física é o mesmo que morte espiritual.
( ) A salvação depende tanto de Deus como do homem.
( ) Deixar o pecado significa viver separado de todas as pessoas.
( ) O sacrifício de Jesus foi o suficiente para aniquilar o pecado.
3 - Enumere a 1ª coluna de acordo com a 2ª .
( ) Pecado
( ) Julgamento
( ) Condenação
( ) Culpa
( ) Morte
1- O indivíduo fica culpado diante de Deus.
2- Todos os impíos serão julgados diante do Juízo Final, ante o Grande Trono Branco segundo (Ap 20:11-15)
3- Transgressão da lei de Deus.
4- Quem desobedecer a Palavra é julgado pela Palavra.
5- Quem vive em pecado está separado de Deus.
"Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam" (João 5:39)

Um comentário: