quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Espírito, Alma e Corpo – Tricotomia

Espírito, Alma e Corpo – Tricotomia - (PARTE 1) - O HOMEM É UM ESPÍRITO, QUE POSSUI UMA ALMA QUE HABITA EM UM CORPO. A Bíblia é muito clara em dizer que há uma grande diferença entre alma e espírito Tricotomia: Alma no hebraico: nephesh Alma no grego: psyche espírito no hebraico: ruah espírito no grego: pneuma ”E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1ª Tess 5:23 “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” Hebreus 4:12 “Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador;” Lucas 1:46,47 “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” Gênesis 2:7 “E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.” Gênesis 1:20,21 Deus criou os animais sem soprar em suas narinas e os chamou de "répteis de alma vivente"(criaturas que vivem e se movem). Diferentes do homem que recebeu o fôlego diretamente de Deus. Os seres humanos possuem portanto algo que veio diretamente da substancia de Deus. Em Isaias 26:9 o profeta Inspirado por Deus nos mostra que a alma está ligada aos sentimentos, e o espírito é o elemento vital de comunicação com Deus. “Com minha alma te desejei de noite, e com o meu espírito, que está dentro de mim, madrugarei a buscar-te; porque, havendo os teus juízos na terra, os moradores do mundo aprendem justiça.” Isaías 26:9 Conforme Eclesiastes 12:7 o pneuma=espirito não desce à sepultura. Ele é parte inerente ao homem sim, mas não o é do corpo sem vida, na morte há uma separação conforme os versículos expostos acima. “E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.” Eclesiastes 12:7 1) O corpo nos dá a consciência do mundo material. 2) A alma da ao homem a consciência de si mesmo, sabe que é uma personalidade. 3) O espírito nos dá consciência de Deus. Ele nos relaciona com Deus na oração adoração, comunhão, (com o mundo espiritual). O Ser Humano é então formado de: Parte Material: Corpo Parte Imaterial: espirito e alma. Homem exterior: corpo e alma. "pois alma se expressa no mundo através dos cinco sentidos." Homem interior: espírito Isto é Tricotomia Bíblica! Querer dizer o contrário em relação à constituição do SER homem, é jogar com as palavras e brincar com a Bíblia, pois os textos expostos acima estão muito claros. PARTE 2 A Bíblia ensina a Tricotomia? Chama-se Tricotomia à doutrina, aceita por boa parte dos evangélicos brasileiros, segundo a qual nossa condição humana poderia ser seccionada em três elementos: corpo, alma e espírito, cada um realizando certas funções, através das quais somos o que somos. Alguns ainda ensinam que a Tricotomia seria um reflexo da Trindade de Deus. Não entendo como esta comparação pode ser válida; segundo o dogma da Trindade, as três pessoas da Divindade seriam coiguais, mas não existe qualquer nível de igualdade ente corpo, alma e espírito. São distintos e tem diferentes modos de ser. Ainda segundo o dogma trinitario, as três pessoas são da mesma essência, mas as essências do corpo, da alma e do espírito são diversas, sem elementos em comum, senão o ser do indivíduo. Não somos três pessoas, mas apenas uma pessoa. O dogma trinitário não ensina que Pai, Filho e Espírito Santo sejam, individualmente, partes de Deus, mas cada um plenamente Deus; corpo, alma e espírito nunca são plenamente o indivíduo, nem funcionam individualmente, mas apenas em conjunto. Se todos esses meus argumentos falharem, ainda assim rejeite-se fundamentar a doutrina nesta analogiapor não constar às Escrituras. Estas falam muitas vezes de espírito e alma, mas nunca diz positivamente "somos constituídos de espírito, alma e corpo". Dois textos que geralmente os trinitarianos usam em sua defesa são 1ª Tessalonicenses 5:23 e Hebreus 4:12. O primeiro usa as três expressões como significando a totalidade do indivíduo, enquanto o segundo texto diferencia entre alma e espírito, mostrando haver entre eles uma divisão, ainda que profundamente oculta. Mas seria isto suficiente para fundamentar uma doutrina? Minha resposta é não. Seria necessário provar que espírito, alma e corpo, em 1ª Tessalonicenses 5:23 são termos técnicos, e não expressões acidentais. E como se faz isso? Mostrando outras vezes o mesmo autor empregando a mesma expressão com o significado desejado. É por isso que é perigoso interpretar um versículo isolado do que tudo aquilo que um determinado autor escreveu em outros textos. Cada autor emprega palavras semelhantes com significados diferentes; por exemplo, a palavra DIAKONOS, nas epístolas paulinas não-pastorais, significa "ministro", uma expressão universal e acidental. Já nas epístolas pastorais (1ª e 2ª Timóteo e Tito) e em Romanos 16:1; Filipenses 1:1, DIAKONOS significa não qualquer tipo de ministro, mas é um termo técnico para um ministério eclesiástico específico: o serviço material da Igreja. Assim, para provar que, em 1ª Tessalonicenses 5:23, alma e espírito são realmente a totalidade da não-corporeidade humana em todo momento (e não apenas acidentalmente, ou por força de expressão), seria preciso provar em outros textos do mesmo autor o mesmo uso. Isto, porém, é impossível. Em outros textos, como Romanos 8:10; 1ª Coríntios 5:3; 7:34; 14:14, a união entre corpo e espírito significam a plenitude do ser humano, conforme a raiz mais primitiva, em Gênesis 2:7 (também atestada em Eclesiastes 12:7 como crença judáica). 1ª Coríntios 7:34 pretende ter o mesmo sentido que 1ª Tessalonicenses 5:23, mas não fala da alma. Ver também 2 Coríntios 7:1. É confuso usar em conjunto 1ª Tessalonicenses 5:23 com Hebreus 4:12, já que não há qualquer evidência de se tratar do mesmo autor, antes evidências em contrário, tanto históricas quanto textuais. Além disso, muitos outros textos bíblicos falam da plenitude do homem como "espírito e alma" (Mateus 10:28), e a plenitude não-corpórea ainda de outra maneira (Marcos 12:30; cf. Mateus 22:37; Lucas 10:27). É evidente, através de tais comparações, que não existia uma doutrina oficial da composição humana, seja dicotômica, seja tricotômica, mas antes fórmulas sugestivas, e não exaustivas. 1ª Tessalonicenses 5:23 sugere que se a expressão usada refere-se a todo o ser humano, mas não prova o inverso: que todo ser humano é limitado à expressão. Além disso, não existe uma doutrina na Bíblia a respeito do que significam "alma" e "espírito". Alma pode significa "ser vivo" (Romanos 13:1; 1 Coríntios 15:45; Apocalipse 16:3), vida (Atos 20:10) e também pode estar associada a desejo (Apocalipse 18:14), prazer (Mateus 12:18; Hebreus 10:38), integridade (2 Pedro 2:8), unidade (Atos 4:32), temor (João 12:27; Atos 2:43), tristeza (Marcos 14:34), mas qualidades pessoais semelhantes também são apresentadas relacionadas ao espírito, como mansidão e quietude (Gálatas 6:1; 1 Pedro 3:4), sectarismo (Tiago 3:16), temor (2 Timoteo 1:7), unidade (Filipenses 1:27), mente (Efésios 4:23), sabedoria (Efésios 1:17). Se o espírito está associado à sabedoria, também está à falta dela (1 Coríntios 14:15). Desse modo, "espírito" e "alma" não são termos técnicos, mas expressões vagas, que tem sentido de acordo com o contexto e o autor, e não se pode formular uma doutrina a respeito deles. Além disso, em alguns textos, por paralelismo retórico, espírito e alma tem o mesmo significado (Jó 7:31; 12:10; Isaías 26:9). PARTE 3 Dados bíblicos: Antes de perguntar se a Escritura vê “alma” e “espírito” como partes distintas do homem, devemos a princípio deixar claro que há forte ênfase na Escritura sobre a total unidade do homem que foi criado por Deus. Quando Deus fez o homem, ele “soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente” (Gn. 2:7). Aqui Adão é visto como unidade, com corpo e alma vivendo e agindo conjuntamente. Esse estado original do homem, em harmonia e em unidade, ocorrerá novamente quando Cristo voltar e formos totalmente redimidos em nosso corpo, assim como em nossa alma, para viver com ele para sempre (v. 1Co 15.51-54). Ademais, devemos crescer em santidade e amor por Deus em cada aspecto de nossa vida, em nosso corpo assim como em nosso espírito ou alma (cf. 1Co 7.34). Devemos purificar-nos “de tudo que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus” (2Co 7.1). Mas uma vez que temos enfatizado que Deus nos criou para haver a unidade entre corpo e alma, devemos continuar salientando que a Escritura claramente ensina que há uma parte imaterial na natureza humana. Além disso, quando olhamos para o uso das palavras bíblicas traduzidas por “alma” (hebraico,nefesh e grego, psyche) e “espírito” (hebraico, rûah e grego, pneuma), parece que elas às vezes são usadas indistintamente. Por exemplo, em João 12.27, Jesus diz: “Agora, está angustiada a minha alma” enquanto que em um contexto muito semelhante no capítulo seguinte João diz que Jesus “perturbou-se em espírito” (João 13.21). Semelhantemente, lemos as palavras de Maria em Lucas 1:46,47: “Minha almaengrandece ao Senhor e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”. Esse parece ser um exemplo evidente do paralelismo hebraico, um recurso poético no qual muitas vezes a mesma idéia é repetida usando palavras sinônimas, mas diferentes. Essa intercambialidade de termos também explica por que as pessoas que morreram e foram para o céu ou para o inferno podem ser chamadas “espíritos” (Hebreus 12.23 – “os espíritos dos justos aperfeiçoados”; também 1 Pedro 3:19 fala de “espíritos em prisão”) ou “almas” (Apocalipse 6.9 – “vi debaixo do altar as almas daqueles que haviam sido mortos por causa da palavra de Deus e do testemunho que deram”; 20.4 – “Vi as almas dos que foram decapitados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus”). Em adição a este uso indistinto das palavras alma e espírito, podemos também observar que o homem é visto como possuindo tanto “corpo e alma” como “corpo e espírito”. Jesus diz-nos para não temer aqueles que “matam o corpo, mas não podem matar a alma”. “Antes”, disse Jesus, “tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno” (Mateus 10.28). “Alma” aqui claramente deve ser entendida como referência à parte da pessoa que existe após a morte. Além disso, quando Jesus fala a respeito de “alma e corpo”, parece óbvio que Ele está falando a respeito da totalidade da pessoa, embora Ele não mencione “espírito” como componente separado. “Alma” parece equivaler à totalidade da parte imaterial do homem. Por outro lado, o homem é às vezes mencionado como “corpo e espírito”. Paulo quer que a igreja de Corinto entregue um irmão em pecado a Satanás “para que o corpo seja destruído, e seu espírito seja salvo no dia do Senhor” (1 Coríntios 5.5). Isso não significa que Paulo tenha se esquecido da salvação da alma do homem; ele simplesmente usa a palavra “espírito” para referir-se à totalidade da existência imaterial de uma pessoa. Semelhantemente, Tiago diz que “o corpo sem o espírito está morto” (Tiago 2:26), mas não menciona nada a respeito da alma existindo separadamente. Além disso, quando Paulo fala de crescimento em santidade pessoal, ele aprova as mulheres estão preocupadas em “serem santas no corpo e no espírito” (1 Coríntios 7.34), e sugere que isso cobre a totalidade da vida da pessoa. Ainda mais explícito é o texto de 2 Coríntios 7.1, no qual Paulo diz: “...purifiquemo-nos de tudo que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temos de Deus”. Limpar a nós próprios da corrupção da “alma” ou do “espírito’ envolve a totalidade do lado imaterial de nossa existência (ver também Romanos 8.10; 1 Coríntios 5.3; Colossenses 2.5). De modo semelhante, tudo o que é dito que a alma faz é também dito que o espírito faz e tudo que é dito que o espírito faz é também dito que a alma faz. Os advogados da tricotomia enfrentam o problema difícil de definir clara e exatamente qual é a diferença entre a alma e o espírito (da perspectiva deles). Se a Escritura desse apoio à essa idéia de que nosso espírito é a parte de nós que diretamente se relaciona com Deus na adoração e na oração, ao passo que a alma inclui o intelecto (pensamentos), as emoções (sentimentos) e a vontade (decisões), então os tricotomistas teriam um argumento forte. Contudo, a Escritura parece não permitir que tal distinção seja feita. Por um lado, não é mencionado que as atividades do pensamento, do sentimento e das decisões são executadas somente pela alma. Nosso espírito também pode experimentar emoções. Temos o exemplo disso em Paulo, quando é dito que “o seu espírito se revoltava” (Atos 17.16), ou quando é dito que Jesus “perturbou-se em espírito” (João 13.21). Também é possível ter “o espírito oprimido”, que é o oposto da pessoa de “coração bem disposto” (Provérbios 17.22). Além disso, as funções de conhecer, perceber e pensar também podem ser executadas por nosso espírito. Por exemplo, Marcos fala que Jesus “percebeu [grego, epiginosko, ‘conheceu’] logo em seu espírito” (Marcos 2.8). Quando o Espírito “testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus” (Romanos 8.16), nosso espírito recebe e entende esse testemunho, o que certamente constitui a função de conhecer alguma coisa. De fato, nosso espírito parece conhecer nosso pensamento muito profundamente, pois Paulo pergunta: “Pois quem conhece os pensamentos do homem, a não ser oespírito do homem que nele está?” (1 Coríntios 2.11). O objetivo desses versículos não é dizer que é o espírito (e não a alma) que sente e pensa as coisas, mas ao contrário, eles dizem que tanto a alma como o espírito são termos usados para descrever o lado imaterial das pessoas em geral, e é difícil ver qualquer real distinção no uso desses termos. Por outro lado, a alegação tricotomista de que o espírito é o elemento em nós que se relaciona mais diretamente com Deus na adoração e na oração não parece ter o apoio da Escritura. Lemos muitas vezes a respeito da alma adorando a Deus e se relacionando com Ele em outras espécies de atividade espiritual. “A Ti, Senhor, elevo a minha alma” (Salmo 25.1). “Minha alma engrandece ao Senhor” (Lucas 1.46). Essas passagens indicam que a alma pode adorar a Deus, louvá-lo e render-lhe graças. A alma pode orar a Deus, com Ana sugere quando diz: “eu estava derramando minha alma diante do Senhor” (1 Samuel 1.15). De fato, o grande mandamento é: “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a suaalma e de toda as suas forças” (Deuteronômio 6.5; conforme Marcos 12.30). Não parece haver qualquer área da vida ou do nosso relacionamento com Deus na qual a Escritura diga que o espírito é ativo em vez da alma. Ambos os termos são usados para falar de todos os aspectos de nosso relacionamento com Deus. A visão tricotomista geralmente encara o espírito como mais puro que a alma e, quando renovado, livre do pecado é capaz de responder às sugestões do Espírito. Contudo, esse entendimento (que algumas vezes encontra lugar na pregação e nos escritos cristãos populares) não têm realmente apoio do texto bíblico. Quando Paulo encoraja os cristãos a se purificarem “de tudo o que contamina o corpo e o espírito” (2 Coríntios 7.1), ele claramente sugere que pode haver impureza (ou pecado) em nosso espírito. Semelhantemente, ele fala da mulher não casada que está preocupada em ser santa “no corpo e noespírito” (1 Coríntios 7.34). Outros versículos falam de modo similar. Por exemplo, o Senhor tornou o “espírito” de Siom, rei de Hesbom, obstinado (Deuteronômio 2.30). O Salmo 78 fala de pessoas rebeldes de Israel: “gente de espírito infiel” (v. 8). O “espírito altivo” precede a queda (Provérbios 16.18), e é possível para o pecador ter “um espírito pretencioso” (Eclesiastes 7.8, TEB). Isaías fala dos “desorientados deespíritos” (Isaías 29.24). Daniel diz que o “espírito” de Nabucodonosor “se tornou soberbo e arrogante” (Daniel 5.20). O fato de que “todos os caminhos do homem lhe parecem puros, mas o Senhor avalia oespírito” (Provérbios 16.2) sugere a possibilidade de pecado em nosso espírito (ver Salmos 32.2; 51.10). Finalmente, o fato de que a Escritura prova quem controla “o seu espírito” (Provérbios 16.32) sugere que simplesmente o espírito não é a parte pura de nossa vida que deve ser seguido em todos os casos, mas que ele igualmente pode ter inclinações ou desejos pecaminosos. O que, então, Paulo quer dizer quando afirma: “que o próprio Deus da paz os santifique inteiramente. Que todo o espírito, a alma e o corpo de vocês sejam preservados irrepreensíveis na vinda do nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Tessalonicenses 5,23)? Este versículo não fala claramente de haver três partes no homem? A expressão “o espírito, a alma e o corpo” é em si mesma inconclusiva. Provavelmente Paulo está aqui acumulando sinônimos para dar ênfase, como algumas vezes acontece em outros lugares da Escritura. Por exemplo, Jesus disse que devemos amar o Senhor “de todo o [nosso] coração, de toda a [nossa] alma e de todo o [nosso] entendimento” (Mateus 22.37). Será que isto significa que a alma é diferente do entendimento ou do coração? O problema é ainda maior em Marcos 12.30, que diz: “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças”. Se usarmos o princípio de que tais listas de termos dizem respeito às partes que compõem o homem, se também acrescentarmos espírito a essa lista (e talvez também o corpo), teremos cinco ou seis partes no homem! Mas certamente essa é uma conclusão falsa. É muito melhor entender que Jesus estava acumulando termos sinônimos para demonstrar enfaticamente que devemos amar a Deus com a totalidade do nosso ser. Igualmente, em 1 Tessalonicenses 5.23, Paulo não está dizendo que a alma e espírito são entidades distintas, mas simplesmente que, seja qual for o nome que possamos dar a nossa parte imaterial, ele quer que Deus continue a santificar-nos totalmente para o dia de Cristo. PARTE 4 Tricotomia - A tricotomia Humana. Conforme os irmãos da EB da sede da IPRR pediram, ai está! Ao longo do tempo em que tenho ministrado aulas de escola bíblica e estudos em vários temas para as igrejas de Deus, ainda estou pra ver um assunto que cause mais dúvida do que este: Antropologia Teológica, e mais especificamente o estudo do homem na sua composição tríplice, corpo alma e espírito. Portanto para tentar amenizar esta dúvida resolvi escrever este artigo e publicá-lo aqui. O homem, a imagem de Deus E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. (Gênesis 1: 26) E Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete. (Gênesis 5: 3) A semelhança é o caráter moral diferente e separável da substância, e foi perdida na queda.A imagem, porém é a substância espiritual da alma e não pode ser perdida. Em outras palavras mesmo a alma tendo pecado permanece com sua forma (imagem) original. Tal qual o corpo que depois da queda permaneceu com a mesma forma, sofrendo somente a perda do privilégio de uma vida sem fim com Deus no corpo. Visto que antes do pecado não havia morte.Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram. (Rom 5: 12)Intelectualmente o homem se parece com Deus, porque se não houvesse semelhança na intelectualidade o contato com Deus seria impossível e a comunicação jamais seria estabelecida. O homem se assemelha a Deus pelo fato de ter natureza racional e religiosa ao mesmo tempo. A tríplice composição humana. O corpo humano. O corpo foi formado do pó da terra, e é composto por 18 elementos encontrados no universo físico, estes elementos são a essenciais à vida do homem. Estes dezoito elementos estão distribuídos no ser do homem mais ou menos assim: 72% de oxigênio, 14% de carbono, 9% de hidrogênio, 5 % de nitrogênio e os restantes 3,5 % se compõem de pelo menos 15 elementos como cálcio, fósforo, potássio, enxofre, sódio, cloro quantidade mínima de iodo, cobre, zinco etc.Segundo o texto de Romanos 6,6 o corpo é considerado como principal veículo do pecado, pecado este que é consumado por meio do corpo com a direção e supervisão da alma. Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado. Porém a expressão aqui “corpo do peado” não quer dizer que o corpo seja sede do pecado, ou que tenha sido feito com este propósito. O corpo do cristão, porém deve ser consagrado ao Senhor e não ao pecado. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o SENHOR, e o SENHOR para o corpo. I Cor. 6,13. O corpo do crente é templo do Espírito Santo.O idioma hebraico trás várias palavras para definir CORPO, mas a principal delas é GEWYA que é usada principalmente no sentido de cadáver, ainda que também se refira ao corpo humano e suas formas de expressão como na referência que se segue: E acabado aquele ano, vieram a ele no segundo ano e disseram-lhe: Não ocultaremos ao meu senhor que o dinheiro acabou; e meu senhor possui os animais, e nenhuma outra coisa nos ficou diante de meu senhor, senão oNOSSO CORPOe a nossa terra. Gen 47,18. Em deuteronômio 28,4 aparece a palavra BETEN traduzida por corpo. O corpo tem funções específicas e é através do corpo que o homem mantém contato com o mundo físico, sendo esta sua principal função.O novo testamento faz uso da palavra grega SOMMA que se traduz corpo para se referir ao corpo humano. O corpo foi criado por Deus como elemento essencial para a existência do homem. Através do corpo o homem se torna senhor de si mesmo e de todo mundo em que vive. Assim sendo o corpo é elemento essencial do existir, viver, conhecer, desejar, fazer e sem ele homem não seria capaz de alimentar-se, reproduzir-se, aprender, comunicar-se, trabalhar etc. E é mediante o corpo que o homem é um ser social e religioso e por meio do corpo será um dia julgado por seu criador. Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal. 2 Cor. 5,10. O novo testamento no seu ensino Sobre a constituição humana apresenta uma distinção muito clara entre CORPO ALMA e ESPIRITO, como comprovam as referências que se seguem: E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo. Mat.10,28, E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo.I Tess. 5,23, Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. Hb. 4,12,Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.Tg. 2,26. Sobre o conjunto completo do que denominamos ser o “homem” podemos dizer que: sendo o homem ESPÍRITO é capaz de ter conhecimento de Deus e comunhão com ELE; sendo ALMA tem conhecimento de SI MESMO; sendo CORPO, tem conhecimento do mundo em que vive através dos sentidos. Portanto é através do corpo físico que o homem entra em contato com o mundo material, através da alma entra em contato consigo mesmo como já disse e também com o mundo emocional metafísico ao seu redor, e com o espírito entra em contato com Deus e recebe em seu espírito o contato de Deus, como está escrito em Romanos 8,16O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Então podemos para definir este assunto de modo rápido e eficiente dizer que: O corpo é aquela parte do homem que lhe dá consciência do mundo enquanto a alma que inclui o intelecto, emoções, sentidos é a sede da personalidade e é denominada a parte da AUTOCONSCIÊNCIA. O espírito é aquela parte pela qual temos comunhão com Deus e somente pela qual podemos adorá-lo. A Alma Humana. Em qualquer estudo objetivo e honesto que se faça dos fenômenos psicológicos do homem o resultado honesto a que se chegará é o de que o homem de fato possui uma ALMA. Muitos filósofos já afirmaram ao longo do tempo que é impossível negar a existência da alma humana sem tornar no mesmo momento ininteligíveis todos os fatos que eles estudaram.A alma é uma substância simples e espiritual. Em palavras simples ela é composta de uma única matéria, é isso o que quer dizer “simples”.E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres. (I Coríntios 15: 40) A palavra alma se traduz da palavra hebraica “nephesh” e do grego “Psychê, originalmente significa: “ hálito de vida.NEPHESH em alguns casos na Bíblia se refere à pessoa como um todo, ou seja, como um ser que vive. Enquanto que no grego a palavra Psychê se refere à parte interior, invisível e imortal do homem, ou seja, sua ALMA. Todas as almas, pois, que procederam dos lombos de Jacó, foram setenta almas; José, porém, estava no Egito. Ex. 1,5Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro. Ex. 12,4Estes contextos bíblicos nos mostram alma sendo traduzida do hebraicoNEPHESH indicando um SER que VIVE. Nesse sentido NEPHESH se aplica tanto a animais quanto a seres humanos.No antigo testamento os vocábulos NEPHESH hebraico e PSYCHÊ grego aparecem 755 vezes e esta parte do homem (a alma) era considerada pelos Judeus como a sede das percepções, do desejo do prazer.Entre todos os seres da criação foi no homem que Deus implantou a alma mais poderosa, e Deus rege no homem através da alma (Psychê).Resumindo e facilitando o entendimento NEPHESH é a vida limitada, a vida biológica, aquela presente nos animais e nos seres humanos que se encerra com a morte, enquanto PSYCHÊ é vida ilimitada, imortal, a ALMA em SI, aquela vida que se criou pela junção do espírito humano com o corpo humano no ato criativo de Deus em Genesis 2,7. E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra (corpo), e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente (alma). A Bíblia praticamente nos obriga a admitir que a ALMA seja uma substância, quer dizer, uma realidade. A alma humana é fonte e suporte da vida, vegetativa, sensitiva e racional.Quanto à sua origem a alma indiscutivelmente tem origem em Deus no momento da formação do corpo. E esta afirmação se baseia nas seguintes passagens bíblicas: E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. Gen. 2,7. O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida. Jó 33,4. PESO da palavra do SENHOR sobre Israel: Fala o SENHOR, o que estende o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele. Zac. 12,1. Entre outros textos.Finalizando nosso pensamento sobre a alma humana, ela no contexto bíblico é uma substância espiritual que está ligada ao espírito humano e se combinam entre si em cada detalhe. A alma estabelece contato com o mundo através do corpo seu tabernáculo.Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida. (II Coríntios 5: 4) Neste texto NÓS equivale ao homem interior (alma e espírito) e TABERNÁCULOequivale ao (corpo). O Espírito Humano. O espírito como já tivemos ocasião de dizer nas linhas acima é aquela parte pela qual temos comunhão com Deus e somente pela qual podemos adorá-lo.Como é o espírito humano o responsável pela comunicação com Deus ele pode ser denominado de o ELEMENTO DA CONSCIÊNCIA DE DEUS. Como definição geral do termo a palavra espírito vem do hebraico “RUASH” da qual se deriva o vocábulo Grego “PNEUMA” que se traduz por espírito, literalmente significa o movimento dinâmico do AR. E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e SOPROU em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. (Gênesis 2: 7) O espírito humano é a sede legal da VIDA em todos os sentidos. A palavra espírito ocorre cerca de 400 vezes no antigo testamento e 385 vezes no Novo. Referindo-se àquela parte do homem que tem conhecimento, E que habita dentro do Homem (corpo).Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. I Cor. 2,11.O espírito representa a natureza maior do homem e rege de modo elevado o caráter do homem, o espírito procura reger o homem segundo o conceito de Deus, tentando transformá-lo cada dia na verdadeira imagem e semelhança do Pai, a fim de cumprir sua missão.Eu me atrevo a definir a missão do espírito humano ajudado por Deus com as palavras de I Tess. 5,23: E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo. Jesus disse certa vez: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca. (Mateus 26: 41) O Espírito na verdade pode ser considerado como aquela parte do homem que é consciente e preparada, cuja missão primária é levar o homem a Deus. Três poderes específicos regem no espírito do homem, O INTELÉCTO A FEIÇÃO E A VONTADE. · O intelecto é a parte que lhe capacita a faculdade de julgar, recordar, imaginar e raciocinar. · A feição lhe capacita a sensibilidade de sentir dor, prazer, ódio, amor e outros sentimentos. · A vontade capacita o ser humano para o dever de escolher; de rejeitar o mal e aceitar o bem conforme seu livre arbítrio. No tocante à vida o Espírito Humano é responsável pela vida consciente do homem desde sua formação e nascimento até a morte. Se a alam como já dissemos é de uma substância imaterial, é de se deduzir por certo que o espírito também o seja. Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. Luc. 24,39. O homem é possuidor de um corpo, uma alma e um espírito (Somma, Psychê e Pneuma) que juntos formam o SER HUMANO. O homem não subsiste fora desse contexto, corpo alma e espírito. Só se separam estas partes para efeito de estudo, mas o homem será condenado em sua constituição tríplice ou será salvo de igual modo. Jamais será admitida a idéia de o corpo e alma serem lançados na condenação do inferno enquanto o espírito volta a Deus que o deu. Ademais é sabido como comprova o texto abaixo que o espírito humano também peca ainda que sua missão seja a de lavar o homem a Deus. ORA, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus. (II Coríntios 7: 1) Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa. (Tiago 3: 16) Fixando então cada uma das nossas partes tem e executam funções específicas. Através do corpo físico o homem entra em contato com o mundo material, através da alma entra em contato consigo mesmo e com o mundo emocional metafísico ao seu redor, e com o espírito entra em contato com Deus e recebe em seu espírito o contato de Deus pelo Espírito Santo.

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