sexta-feira, 3 de maio de 2013

A igreja de Corinto - Uma igreja avivada, mas não doutrinada

O que faz a diferença entre uma igreja pentecostal e um movimento pentecostal é a existência da doutrina ou do ensino da Palavra de Deus.
 Todo movimento pentecostal começa bem ! Aconteceu em Samaria ! Houve um "derramamento" do Espírito - "E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia, pois que os espíritos imundos saíam de muitos que os tinham clamando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos eram curados" (Atos 8:6-7).
 Assim começa um movimento pentecostal !
 Havendo a ministração da Palavra ou a aplicação da doutrina bíblica, então, teremos uma igreja pentecostal. Uma igreja pentecostal é uma igreja avivada, ou seja, uma igreja onde há liberdade plena para a operação do Espírito Santo, mas é, também, uma igreja doutrinada, ou seja, uma igreja estruturada sobre a Palavra de Deus.
 Foi assim em Jerusalém; foi assim em Samaria !
 Quando em Jerusalém soube-se do grande movimento pentecostal que estava havendo em Samaria - "...enviaram para lá Pedro e João" (Atos 8:14) .
 A missão destes dois apóstolos era a de ensinar ou doutrinar aquela igreja mediante a ministração da Palavra de Deus. Não havendo o ensino da Palavra ou a aplicação da doutrina bíblica, o movimento pentecostal tende a seguir dois caminhos - acaba-se ou transforma-se numa heresia.
 Surge, primeiramente, o culto à personalidade, ao "EU";
*os pregadores são transformados em "animadores de auditório"; falam somente o que o povo gosta de ouvir;
*os hinos sacros dão lugar às músicas com ritmo mundano e de exaltação à carne;
*as manifestações do Espírito são substituídas por manifestações carnais;
*os templos ou salões de cultos se transformam em casas de espetáculos- muita música, muitas palmas, muito barulho, muitas luzes, danças !
A qualidade  dá lugar à quantidade; para isto não se exige vidas transformadas. Surge uma nova heresia.
 Muita oração, sem o ensino da Palavra, leva ao fanatismo!
 Porém, o ensino da Palavra de Deus, a ministração da doutrina bíblica consolida um movimento pentecostal transformando-o em igreja pentecostal.
Para ser uma igreja pentecostal é preciso que haja liberdade plena ao Espírito Santo e a ministração da Palavra de Deus. Duas coisas indispensáveis. Duas colunas que precisam ser erguidas !
Assim, graças ao ensino, a igreja de Corinto se constituiu numa igreja avivada e doutrinada, ou seja, numa autêntica igreja pentecostal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário