terça-feira, 22 de maio de 2012

Cheira a Espírito Adolescente - Aqui estamos nós. Entretenham-nos

Cheira a Espírito Adolescente - Aqui estamos nós. Entretenham-nos - Uma mensagem poderosa que me deixou pensando por que tantas igrejas perdem seus jovens. Aqui está um resumo realmente breve de alguns dos meus pensamentos sobre o assunto: As próprias estratégias que muitas igrejas adotam para tentar manter seus jovens envolvidos na igreja são as principais razões porque elas perdem tantos deles. As filosofias dominantes de ministério de jovens atualmente são espiritualmente aleijadas ou, pior ainda, quase completamente countraproducentes. "Eles permitem que seus adolescentes vivam com as falsas noções de que crer em Cristo é fácil, que a santificação é opcional, e que a religião deve supostamente ser divertida e sempre adaptada às nossas preferências." Especificamente falando, está na hora de enfrentarmos o fato de que empobrecer sistematicamente o ministério de ensino e aumentar ainda mais a atmosfera de festa, ao mesmo tempo que isolamos os jovens do resto do corpo não é uma estratégia muito boa para aumentar a taxa de retenção entre a nossa mocidade. Pense nisto: Ministérios de mocidade (não todos eles, é claro, mas a vasta maioria dos que pertencem ao evangelicalismo light) deliberadamente protegem seus jovens das verdades duras e das demandas fortes de Jesus. Eles constroem sua adoração de forma mundana para que a mocidade possa se sentir tão confortável no ambiente da igreja quanto possível. Eles desperdiçam as melhores oportunidades desses anos formativos da vida estudantil minimizando a instrução espiritual enquanto enfatizam diversões e jogos. Eles permitem que seus adolescentes vivam com as falsas noções de que crer em Cristo é fácil, que a santificação é opcional, e que a religião deve supostamente ser divertida e sempre adaptada às nossas preferências. Eles não equipam os seus estudantes da escola secundária para a defesa rigorosa da fé que eles tanto irão precisar na faculdade. Eles negligenciam a integração deles, como adultos jovens, na comunidade adulta da igreja. E aí eles se perguntam por que tantos jovens abandonam a igreja na mesma época em que deixam suas casas. Quão difícil será que é entender por que a abordagem do tipo "Atividades Específicas para a Mocidade" para ministério com estudantes vem sendo um tão gigantesco fracasso? "As próprias estratégias que muitas igrejas adotam para tentar manter seus jovens envolvidos na igreja são as principais razões porque elas perdem tantos deles."

Um comentário:

  1. Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.
    2 Coríntios 11:3

    "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
    E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas."
    2 Timóteo 4:3-4

    Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.
    Mateus 24:24

    ResponderExcluir